Xingu (2012, Cao Hamburger): “O filme conta a trajetória dos irmãos Vilas Bôas (Orlando, Leonardo e Cláudio) que participaram de forma decisiva na expedição Roncador-Xingu – que teve início ainda durante o governo Vargas. Os irmãos também foram figuras fundamentais na criação do parque nacional do Xingu. No filme podemos observar a relação e os primeiros contatos com tribos nativas ainda isoladas”.
O que é isso, companheiro? (1997, Bruno Barreto): “Inspirado no livro de Fernando Gabeira o filme retrata os momentos que giram em torno do sequestro do embaixador estadunidense Charles Elbrick, em 1969. O contexto abordado são os movimentos de resistência ao governo militar, em especial após a AI-5 (1968) com o endurecimento do regime”.
1964: um golpe contra o Brasil (2013, Alípio Freire): “Neste documentário o cineasta e jornalista Alípio Freire colhe uma série de depoimentos de sujeitos que viveram os momentos que antecederam o golpe de 1964. Especialistas e testemunhas fazem um balanço sobre o que foi o golpe e o seu contexto no governo do presidente Jango
Adeus Lenin (2002, Wolfgang Becker): “As mudanças vividas em Berlim, em especial a oriental, podem ser vividas a partir deste filme. Se maneira cômica e trágica os filhos tentam omitir da mãe o fato de que a Alemanha foi unificada, pois a senhora de saúde debilitada é uma das entusiastas do comunismo e os filhos creem que essa transição pode ser fatal para a saúde da mãe. A entrada do capitalismo e as mudanças na Alemanha oriental são o foco central deste filme.
Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (1975, Terry Jones, Terry Gilliam): “Aqui temos uma sátira da Idade Média e isso é o que torna este filme ilustrativo do ponto de vista histórico. Indo na linha contrária dos diversos filmes que retratam o período, o grupo inglês Monty Python satiriza reis, cavaleiros e até a caça às bruxas”.
Esse foi um post super interessante eu encontrei no http://canaldoensino.com.br .Espero que vocês gostem
Nenhum comentário:
Postar um comentário